Dispositivo no ônibus espacial investiga escudo contra radiação

Nasa 
O novo espectômetro fornecerá aos cientistas uma visão detalhada das partículas de alta energia nos raios cósmicos. Crédito: NASA.
Quinta, 28 de abril de 2011
Um detector de partículas que será lançado nesta sexta a bordo do ônibus espacial Endeavour ajudará a responder algumas questões fundamentais da Física, mas também possui um lado prático: testar uma maneira de proteger os futuros astronautas de raios cósmicos potencialmente prejudiciais.
No centro do Espectômetro Alfa Magnético (AMS, na sigla em inglês) está um imã de duas toneladas, que direcionará partículas de alta energia em cinco detectores. Os cientistas esperam obter mais dados sobre a matéria escura, a antimatéria e outros fenômenos intrigantes. Entretanto, os engenheiros da NASA, que atualmente desenvolvem nova geração de espaçonaves, estão ansiosos para descobrir como ímãs similares poderiam ser usados não para atrair partículas, mas para repeli-las.
Um escudo magnético reproduziria o “casulo” gerado pelo campo magnético natural da Terra, que a protege contra a radiação prejudicial.
"Ao longo dos últimos seis anos, temos discutido o uso de um escudo magnético em uma espaçonave interplanetária. Se um raio cósmico galáctico viesse na direção da nave, o campo magnético o desviaria”, afirma Trent Martin, que supervisiona o projeto AMS da NASA no Centro Espacial Johnson em Houston, ao Discovery Notícias.
O espectômetro que será instalado do lado de fora da Estação Espacial Internacional possuía originalmente um ímã supercondutor cinco vezes mais potente do que o atual.
Entretanto, a versão anterior continha um imã resfriado por criogenia e ficaria sem hélio refrigerante dentro de cerca de três anos, enquanto o ímã permanente atual manterá o instrumento funcionando durante os 10 a 20 anos de atividade da estação espacial. Os cientistas compensaram a queda de potência acrescentando componentes de silício no interior do detector.
"Sem dúvida, as tecnologias desenvolvidas para os supercondutores magnéticos foram a nossa base”, comenta Martin. "Construímos e testamos um ímã supercondutor para voos tripulados, o primeiro passo para contruir um escudo ativo contra a radiação".
Os dados fornecidos pelo ímã permanente do MAS será úteis para avaliar a precisão de modelos de computador usados para projetar equipamentos de blindagem contra a radiação, acrescentou Martin.
O espectômetro AMS possui mais uma vantagem no tocante à exploração futura. O instrumento medirá a quantidade de energia e o tipo de radiação no espaço, fornecendo aos cientistas uma visão mais completa do ambiente que os futuros astronautas enfrentarão.
"Isso será extremamente importante quando enviarmos um homem a umplaneta distante”, garante o cientista-chefe do AMS, Samuel Ting, com o Instituto de Tecnologia de Massachusetts. "Um espectômetro magnético na estação espacial é a única forma de obter medições altamente precisas e de longa duração dos raios cósmicos”.
A decolagem do ônibus espacial está prevista para as 3:47 horas (horário do Hemisfério Norte), no centro Espacial Kennedy na Flórida. O voo do Endeavour é o penúltimo antes da aposentadoria da frota de ônibus espaciais. A NASA pretende desenvolver novas espaçonaves que possam viajar além da órbita de 355 metros de altitude da estação espacial.

Comentários

Postagens mais visitadas